Existem basicamente  3 divisões de impressoras offset, sendo elas:

Planas

Rotativas comercial

Rotativas Jornal

 

 

As impressoras offset rotativas comerciais são utilizadas principalmente para médias e grandes tiragens de livros, revistas, catálogos etc.

Atualmente existe uma linha bastante ampla de modelos e configurações de rotativas, partindo de impressora que imprimem apenas em preto com 4 páginas, até impressoras que imprimem em 4 x 4 cores com até 64 páginas (A-4).

 

Podemos caracterizar esse tipo de impressora como impressoras com alimentação por bobinas, utilização de forno para secagem da tinta, saída em cadernos, folhas, cartuchos, ou mesmo bobina (conforme escolha).

Impressoras rotativas para produtos editorial possuem saída em cadernos.

 

Estrutura básica de uma impressora offset rotativa comercial.

       1 - Porta-bobinas                         3 - Unidades impressoras          5 - Unidade de resfriamento        7 - Funil             

   2 - Controladores de tensão          4  - Forno para secagem          6  - Barras angulares                 8 - Dobradeira

 

Porta Bobinas

É o local onde as bobinas são posicionadas para que possam ser desenroladas uniformemente. É ajustado conforme largura da bobina. (ao lado esquerdo podemos ver um porta bobinas com 2 bobinas de larguras diferentes posicionadas).

 

Estruturas das unidades impressoras

Ao lado vemos a representação dos principais componentes que fazem parte da unidade impressora. Normalmente rotativas comerciais trabalham com 3 rolos entintadores, já rotativas jornais trabalha, com 2 rolos entintadores.

A quantidade de rolos varia de fabricante para fabricante, e o sistema de entintagem pode ser refrigerado (através de circulação de água por dentro dos distribuidores) para melhorar a qualidade ou  inclusive trabalhar com sistema Waterless.

 

Forno

O forno (estufa) da impressora é utilizado para promover a evaporação dos componentes voláteis da tinta, permitindo com isso que a tinta seque (na unidade de resfriamento) e com isso que possam ser realizados os acabamentos em linha sem problemas com tinta úmida (dobra, corte..).

Impressoras que trabalham com forno são chamadas Heat-Set, já impressoras que não trabalham com forno (como é o caso de impressoras para jornais) são chamadas de Cold-Set.

 forno é uma parte muito  importante da impressora, e dependerá muito dele o desempenho em relação a velocidade. Existem impressoras que imprimem em velocidades superiores a 80.000 exemplares por hora.

 

Unidade de resfriamento / aplicação de silicone

A unidade de resfriamento possui basicamente duas funções: devolver parte da umidade do papel que foi  perdida durante a passagem pelo forno e efetuar a secagem da tinta propriamente dita. 

Nessa fase a tinta sofre um choque térmico, passando com isso para um estado sólido (se- cagem da tinta).

Após a unidade de secagem (ao lado - 3 cilindros), vemos uma unidade onde é aplicada uma camada de silicone sobre a superfície da folha, sendo que esse silicone serve para auxi- liar o trajeto da folha pelos demais componen-  tes (barra angular, funil..) O silicone faz a folha ficar "mais lisa". 

 

Barras angulares

As barras angulares são utilizadas para posicionar uma fita (banda) de papel sobre a outra, de modo que essas bandas possam entrar no funil da dobradeira formando uma seqüência correta de pagina- ção. Existem impressoras que possuem barras angulares e impressoras que não utilizam barras angulares (normalmente impressoras que imprimem altas paginações utilizam barras angulares.

 

Funil e Dobradeira

A dobradeira é o componente da impressora responsável em unir as bobinas de papel e realizar as dobras e os cortes necessários para que o caderno fique no tamanho desejado. Existem diversos tipos e tamanhos de dobradeiras, isso varia conforme o  número de páginas que a impressora pode imprimir e a velocidade de impressão.

 

Modelos de estruturas de impressoras Rotativas Comercial